sábado, 12 de maio de 2012

Desempenadeira-P1




I-Parte Plaina Acerbi


Dei inicio a restauração da plaina Acerbi que fui contemplado o ano passado, o processo aqui demonstrado não traz a sequencia de desmontagem por problemas técnicos mas adianto o processo descrevendo que inicialmente  foi necessário uma pulverização por completo com desengripante para facilitar a remoção das peças por estarem muito oxidadas.

Após todo o processo de desmontagem efetuei um banho químico a cem graus e na sequencia jatiei toda a estrutura. Assim, podendo aplicar uma camada de fundo automotivo **Primer** para proteger durante o processo de restauração para posterior acabamento final de pintura.

Como afirmado estou impossibilitado de mostrar as peças pintadas. Mas trago toda a estrutura para ser visualizada nesta foto abaixo já tenho o processo com certa evolução, mas estarei detalhando todos os passos que por falta de tempo será ligeiramente longo portanto será publicado em partes.






Quando ganhei a plaina em 2011 (foto), apesar de faltar algumas peças e talvez financeiramente não compensar. Mas existe dois fatores predominantes para tal.
A idade da mesma que pela origem acredito ser uma das primeiras do fabricante e a outra que ainda não temos tradição em preservar a história de equipamentos como esse.















Esta foto é apenas para ilustrar o acabamento com o primer que por problemas técnicos perdi as fotos do inicio do processo.

Mas como pode-se ver já tem sua aparência com melhor aspecto.










Na sequencia trago a primeira parte da restauração com um passo a passo da revisão e reparação de todas as peças que compõem este equipamento, faltam algumas delas a primordial é a régua de esquadro que talvez possa encontrar no futuro ou venha a fazer, outras terei que confeccionar e até mesmo fundir mas são detalhes para o futuro.




Estas foram as primeiras peças a serem recuperadas, até pensei em confeccionar novas mas por economia de tempo e para manter uma peça que acredito ter mais que minha idade.

As peças são Buchas e Roscas dos mecanismos de movimentação das mesas.












Aqui as buchas guias, pequenos reparos foram feitos.

















Correção de algumas imperfeições oriundas de impactos do passado que danificaram as peças em sua geometria.




















 Bucha já pronta para instalação...






















Já instalada para posteriores ajustes...





















Como pode ser visto um dos fusos da mesa estava desalinhado, requerendo alinhamento e pequenos reparos.



















Já com o processo de reparos pronto...





















Nos manípulos resolvi das apenas um melhor acabamento em relação a imperfeições de fundição que não foram feitos na época de sua construção.



















Com uma lima rotativa proporcionei o arredondamento das bordas para melhorar o pega na hora da movimentação.


















Nos mancais do fuso apenas dei acabamento para melhor assentamento na mesa.




















Na montagem do fuso já era previsto uma certa folga da bucha em relação ao fuso, e a analisar o sistema da construção achei por bem instalar arruelas de calço para eliminar o atrito metálico.
Apesar que a movimentação da mesa e muito pequeno ao decorrer do tempo e o desgaste minimo, introduzi este artificio para diminuir o atrito tendo em vista que a lubrificação das partes moveis serem prejudicadas pela contaminação do pó da serragem.






Ao confeccionar as arruelas de calço verificando uma folga excessiva entre o fuso e sua bucha criei um apêndice como forma de bucha para diminuir a folga existente.
























A Bucha instalada atuando com duas funções, reduzir o atrito longitudinal quando exercido esforço para movimentação e reduzindo a folga radial do fuso.























Aqui o sistema de acionamento da elevação da mesa já montado com um funcionamento suave e preciso.

Notem o detalhe das duas buchas inseridas como melhoria ao meu ver, para o bom funcionamento do sistema.















Os dois sistemas montados, infelizmente a qualidade da foto é baixa mas a sua inserção faz-se necessária para demonstrar esta parte da restauração já completada.
















Findo esta primeira parte, como estou propenso a demonstrar ao máximo os detalhes desta restauração torna-se um testo ligeiramente longo e cansativo.
Portanto acredito que como demonstração inicial este esteja a contento, para quaisquer duvida ou até mesmo sugestões para mim deixo em aberto a possibilidade de contato estarei a disposição.

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Editado:Ao longo deste inicio de Tópico equivoquei-me em afirmar que o equipamento é uma Plaina sendo que na realidade é uma desempenadeira conforme o manual do equipamento similar fornecido pelo fabricante.
Assim peço desculpas pela falha portanto fez-se a necessidade da troca do titulo.





Hotz ...



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